top of page

O poder da palavra dos pais na educação das crianças!

Palavras de amor, palavras que matam, libertam, ferem ou salvam.

Muitos adultos têm de recordação uma infância cheia de broncas e palavras negativas, e a falta de elogios ou palavras de incentivo...para a maioria isso fez a diferença no crescer emocionalmente saudável.

Já sabemos que as palavras têm grande poder, agora o grande desafio para os pais é saber dosar as palavras na medida certa e encontrar o equílibrio entre o sim e o não.

Crianças precisam ouvir "nãos" para aprenderem limites; precisam ouvir "sim" para se sentirem apoiadas; e precisam de palavras carinhosas para se sentirem amadas.

Outro ponto importante é a família ter consciência de que suas palavras ajudam a criar a autoimagem que a criança terá de sim mesma, por isso rótulos e apelidos pejorativos são tão perigosos e podem causar traumas pra vida toda. Isso vale também para o positivo.

A minha filha por exemplo, perdeu alguns "medos" que tinha depois de uma brincadeira que fizemos em casa e dissemos a ela que ela é "FORTE, INTELIGENTE e CORAJOSA". Essa frase exerceu um poder tão grande na mente dela, que ela passou a repetir toda vez que sentia algum tipo de receio e conseguiu superar vários acontecimentos que talvez precisasse de mais ajuda ou pudesse causar maiores problemas de insegurança no futuro.

Vamos tentar, mesmo nos momentos de raiva e nervosismo ( eu sei que são muitos rs ), respirar e dosar as palavras com paciência e amor, esse tempo da infância deles é tão curto e temos que dar o nosso melhor para criar filhos psicologicamente saudáveis para um mundo melhor.

Beijos,


Milene




34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page