top of page

A história do maiô e do biquíni.

Vocês conhecem a história de uma das paixões brasileiras, os trajes de banho, maiôs e biquinis tão fresquinhos? Não? Então vamos lá!

As pessoas no século XVIII usavam vestimentas feitas de tecidos grossos quando nadavam para não ficarem transparente. Imaginem o calor!



Somente no século XIX quando as mulheres começaram a frequentar mais as praias que viu-se a necessidade de criar peças mais leves para o banho de mar e então foram feitos algumas peças especiais para banho, mas ainda muito recatadas cobriam dos ombros ao tornozelos e quase não diferenciavam das roupas de passeio.



Nas décadas de 20 e 30, foram criados os primeiros maiôs para natação com padrão para competições e iguais para homens e mulheres. Esses eram feitos de algodão e cobriam do pescoço ao joelho.

Foi por volta do século XX que as roupas de banho começaram a ficar menores e começaram a surgir os primeiros maiôs mais parecidos com os modelos que temos agora, mostrando mais as pernas e as mulheres mais jovens que mudavam a geração puderam ficar mais a vontade. Mal sabiam que uma revolução estava pra acontecer!


A década seguinte foi um marco para a moda de roupa de banho.

Não é a toa que a famosa editora de moda Diana Vreeland (1903-1989) disse uma vez que o biquíni "é a invenção mais importante do século (20), depois da bomba atômica". O lançamento do primeiro biquíni foi em 26 de junho de 1946 e causou o efeito de uma verdadeira bomba.

Desta época em diante os maiôs e biquínis foram mudando a cada ano e disputando lugares e corpos nas praias e piscinas mundo a fora.




O final do século XX foi marcado pelo crescimento da indústria da moda, e incrementou os trajes de praia, com acessórios como cangas, saídas de praia, bolsas e chapéus. O desenvolvimento da tecnologia aprimorou a qualidade das estampas e dos tecidos que passaram a secar mais rapidamente. Assim, os maiôs passaram a apresentar maior qualidade e variedade de estampas, tornando as peças versáteis, chiques e cheias de estilo que conhecemos hoje!

Isso tudo se estendeu para as peças infantis permitindo que nossas crianças se divirtam e explorem ao máximo os momentos de lazer e assim tenham uma infância bem vivida que é o nosso maior propósito.

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos e deixe todo mundo saber sobre essa incrível evolução da roupa de banho. Até o próximo!



103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page